TRATAMENTO DE SLOP OU RESÍDUOS OLEOSOS


Em parceria com a PETROBRÁS e ALFA LAVAL, a Dinamyk vem desenvolvendo tecnologias para solucionar problemas com resíduos, utilizando a técnica de adensamento de lodo por centrifugação. Este tipo de processo traz inúmeras vantagens, viabilizando tecnologias que transformam custo em produto de mercado.


800 toneladas de torta resultante do adensamento de lodo da LFA 2 da RBPC - Cubatão. 90 mil m³ dragados a 2% sólidos.

Veja este caso como exemplo:

Em 1997, para solucionar o problema de tancagem subutilizada da Petrobrás, com borras de petróleo e "slop-oil" (produtos fora de especificação) trouxemos para o Brasil a técnica OSS (Oilfield Separation System) da Alfa Laval Oilfield. Com esta aplicação recuperamos aproximadamente 9 mil metros cúbicos de óleo, que foram devolvidos à Petrobrás dentro das especificações para a produção. Além disso liberamos a tancagem e demos um destino final ao passivo ambiental que representava grande risco de poluição.

Resultado final: Em técnicas mais comuns o cliente não teria como recuperar os 9 mil metros cúbicos e ainda teria um volume muito grande de resíduos para destinar a um local apropriado, o que geraria grandes custos de transporte e segurança.

Outras pesquisas levaram ao desenvolvimento de tecnologias para execução para separação e tratamento de fases óleo, sólidos e líquidos (água), o que possibilita:

  • Descarte de água (fase líquida) com baixos teores de óleo livre e sólidos sedimentáveis.
  • Sólidos com baixos teores de umidade e óleo livre.
  • Óleo com BS&W<2

Facultando a:

  • Reutilização do óleo
  • Redução do volume de resíduo sólido a dispor e descontaminar
  • Descarte de água isenta de óleos livres e sólidos sedimentáveis
  • Separação e tratamento de emulsões

Esta tecnologia aliada à remoção por dragagem permite o desassoreamento de tanques e lagoas de tratamento com grande diminuição do transtorno com destinação dos resíduos.